Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da CasaDestaque HomeSem Categoria

10 dicas para ter uma casa quentinha no inverno

FOTO 4

Não tem jeito! Qualquer estação tem as suas vantagens e desvantagens e tem que ame, outros nem tanto. E com o inverno não é diferente: dependendo da região do Brasil que você mora, pode ser que você encare nessa época temperaturas baixas e dias gelados. Para te ajudar a enfrentar o frio de uma vez por todas, separamos dicas para você deixar a casa quentinha e livre do mofo.

  • Roupa de cama fofinha

Para deixar o quarto mais quente nessa época do ano, invista em roupas de cama de qualidade e que durem por mais tempo. Na hora de lavar, prefira um sabão neutro, enxague mais de uma vez para retirar qualquer resíduo e deixe secando bem no sol.

  • Tapetes para que te quero 

Pensa bem: os dias frios chegaram e depois de uma noite bem quentinha embaixo das cobertas, você vai sair da cama e sente o piso frio dando aquele choque de realidade. Por essas e outras que os tapetes ajudam a dar aquela aquecida nos ambientes. Vale à pena investir.

  • Janela sem vento gelado 

Tem uma frestinha aí deixando o vento frio entrar? Você pode tampar com silicone ou fitas veda-fresta, que podem ser encontradas em Home Centers.

  • Deixe o sol entrar 

Já diziam os antigos: “Em casa que entra sol, não entra médico”. Fonte de vitamina D, o sol é um dos grandes aliados na prevenção de doenças, para matar bactérias e ácaros em casa, mandar o mofo embora e na medida certa é sinônimo de saúde. Por isso abra as janelas! Deixe o sol aquecer, o ar ser trocado e ainda de quebra, no inverno a casa fica bem quentinha.

Os aquecedores também ajudam nas noites frias. Mas fique atento! Geralmente esses aparelhos retiram a umidade do ar. Use sempre com uma bacia de água e evite deixar a noite todinha ligado.

  • Cortinas que aquecem 

As cortinas também evitam que o vento gelado entre com força dentro de casa. Só fique atento à lavagem das peças. Uma boa dica é lavar e colocar para secar no próprio varal. As cortinas secam rapidinho e ainda ficam expostas ao sol que ajuda a eliminar os ácaros por completo.

  • Cobertor sem alergia

Durante o verão eles ficaram lá, no fundo do armário, guardados e só acumulando poeira. O mesmo também vale com aquelas blusas de lã, calças de moletom e cachecóis. Por isso mesmo, que antes da chegada do inverno vale a pena você tirar tudo do guarda-roupa, lavar, colocar para tomar sol e evitar que as doenças respiratórias se manifestem ou que você não possa usar uma determinada roupa por estar com aquele cheirinho de guardado. Uma ótima dica é também lavar as peças ao longo do ano e guardar nos sacos plásticos que tiram o volume e o ar.

  • Roupa sem mofo

Roupas, sapatos e bolsas que ganharam manchas e cheiro de mofos têm sim solução. Passe uma escovinha de cerdas macias com vinagre branco, depois jogue água quente e lave normalmente. Nas peças de couro utilize hidratantes específicos para esses materiais que são vendidos no mercado e podem fazer seus acessórios durar muito mais.

  • Limpeza que inspira

O inverno também é a época que menos chove. E isso significa que as poeiras se acumulam com mais facilidade, que as doenças ficam mais concentradas no ar e aí começam os espirros, as gripes e as alergias. Fique atento na limpeza da casa. Prefira usar o aspirador (que não deixa a poeira subir) e depois passe um pano úmido para retirar o excesso.

  • Mofo longe do banheiro 

Se tem um lugar que acumula mofo na casa é o banheiro. E para limpar o rejunte do box que costumam ficar pretos, principalmente no inverno, você vai precisar de uma misturinha simples e, de quebra, barata: água, a mesma medida de cloro e bicarbonato de sódio. É só passar na área a ser limpa, deixar de molho e depois retirar com água.

  • Travesseiro confortável 

Feitos com penas de ganso, fibras sintéticas ou espuma, os travesseiros são grandes acumuladores de ácaros, poeira e suor. Por isso, de tempos em tempos é importante fazer a higienização da peça (deixar tomar sol, lavar a capa e depois até trocar de dois em dois anos) e, dependendo do material – dá uma olhada nas indicações do fabricante na etiqueta, mandar lavar a seco em uma lavanderia.

 

E você, como vai fazer para a sua casa mais quentinha nesse inverno? Não deixe de aderir à essas dicas maravilhosinhas ♥

Leave a Comment