Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-EstarCuidados da Casa

8 dicas para prevenir e se livrar do mofo em casa

Imagem 1

Com o excesso de umidade, os indesejados mofos podem aparecer trazendo desconforto para os moradores. Além disso, podem desencadear alergias e outras doenças, principalmente na época do inverno, já que são formados por fungos que se propagam com a umidade e ambientes escuros.

Para te ajudar, nós do Blog Mara fomos atrás de algumas dicas que ajudam a evitar e a controlar esse problema! Olha só:

Abra as janelas

A primeira dica de todas é: deixe o sol entrar. Os mofos se propagam principalmente em ambientes com excesso de umidade e que não recebem luz solar. Se possível, deixe as janelas abertas enquanto o sol aparecer. Se você trabalha fora e não tem essa possibilidade, deixe pelo menos o sol entrar pelo vidro, com as cortinas abertas. Tente abrir antes de sair e quando chegar para circular o ar. Assim os fungos e bactérias vão morrer, além da chance do cheiro desagradável sumir de uma vez por todas.

Separe os móveis

Para evitar que o mofo se propague, instale os móveis com pelo menos cinco a sete centímetros de distância. Essa é uma forma de permitir a limpeza, evitando que as bactérias tomem conta.

Pintura

Na hora da pintura prefira as tintas impermeáveis e anti-mofo que não absorvem a umidade. Antes de pintar limpe as paredes com água sanitária e uma escova com cerdas duras. Deixe secar (evite o período das chuvas e se for necessário use a ajuda de um ventilador) e só depois pinte.

Desumidificador

 

Para evitar que o mofo apareça, o desumidificador de ar pode ser uma alternativa interessante. O aparelho que retira a umidade por meio de um choque térmico permite que a água se transforme de vapor em líquido, armazenando no reservatório.

Xô, vazamento!

Infiltrações são grandes causadoras do aumento de mofo num ambiente. Fique atento se algum vazamento iniciar, já que pode não só propiciar o aumento dos fungos, como também prejudicar a estrutura.

Longe da umidade

Evite instalar móveis em paredes que dão para o banheiro. Se não tiver uma boa impermeabilização, a umidade pode passar para a parede onde está o guarda-roupa. E como não é todo dia que a gente arrasta esse tipo de móvel, aí pode estar a raiz do problema. Fique atento!

Anti-mofo

Dentro dos armários nos ambientes que têm mofo, você pode dispor produtos anti-mofo. Nos mercados existem produtos a partir de R$ 5. Mas você também pode fazer o seu em casa. Dentro de um saquinho de tule coloque alguns pedaços de giz (isso mesmo! Aquele de utilizado para escrever na lousa). Ele absorve a umidade e ajuda na prevenção. De tempos em tempos troque o giz.

Receita caseira

Sabe aqueles mofos que aparecem no rejunte do banheiro? Para resolver o problema misture um copo de vinagre com uma colher de bicarbonato de sódio (essa hora vai espumar bastante). Aplique diretamente no mofo, espere 30 minutos e retire. Depois é só lavar normalmente.

 

Conta para a gente qual é a dica que você já usa para limpar ou prevenir o mofo por aí 🙂

Leave a Comment