Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da CasaDestaque Home

9 dicas para economizar energia em casa

be-green-save-electricity

Com a conta de energia lá em cima, temos que reaprender a consumir energia e economizar de todas as formas possíveis. Reunimos as dicas mais fáceis de aplicar no dia-a-dia e que vão trazer uma economia considerável na sua conta no fim do mês. Vamos ver?

 

1) Tire os aparelhos sem uso da tomada

Você sabia que pode economizar até 10% da energia em casa ao desligar todos os eletrônicos e eletrodomésticos da tomada quando não estão sendo usados?

 

2) Evite a entrada de ar frio 

Durante o dia, abra a casa para que o sol possa entrar e o ar circular. Porém, feche a porta antes de começar a anoitecer/esfriar, para mantê-la aquecida a noite. Assim, você evita ligar o aquecedor ou, pelo menos, liga por menos tempo.

 

3) Utilize lâmpadas certas

Substitua as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Elas são um pouco mais caras que as comuns, mas são mais eficientes e iluminam mais, consumindo menos energia. Uma LFC de 25 watts ilumina tão bem quanto uma lâmpada comum de 100 watts.

Economizar energia em casa

 

4) Passe todas as roupas de uma vez só.

Essa dica é o máximo para economizar energia em casa! Na hora de estender a roupa, pendure bem retinha e chacoalhe se for necessário. Ao retirar a roupa seca, já vá dobrando e evite amontoar uma em cima da outra. Isso vai fazer com que diminua consideravelmente o número de roupas para passar. Espere juntar uma boa quantidade e passe de uma vez só. É mais cansativo, mas a economia é grande.

Dica extra: comece a passar as roupas mais leves e deixe para passar os jeans ou camisas com tecido mais pesado no final, pois o ferro já estará bem quente.

   economizar energia em casa

(fonte: Procel Info)

 

5) Tenha Eletrodomésticos adequados

Você sabia que uma geladeira com mais de 15 anos (sem o selo Procel) pode consumir o dobro de energia que uma nova, com o selo A? As lâmpadas também possuem esse selo e são mais econômicas.

 

ficar-na-geladeira3

 

6) Organize a geladeira

Pense no que você quer comer antes de abrir a geladeira. Jogue fora aquele champanhe que você abriu no ano novo e nunca mais tomou, organize a geladeira, reunindo alimentos semelhantes e, sempre que possível, limpe a geladeira.

Com isso, você localiza os alimentos com mais facilidade e evita deixar a porta aberta por muito tempo.

Outra dica é verificar se a borracha da geladeira está vedando corretamente. Coloque um papel entre a porta e a borracha e veja se ela fica presa. Se não, é hora de trocar a borrachinha.

 

 

7) Diminua o brilho do monitor do computador, notebook, televisão

Uma das formas mais práticas de economizar a energia do notebook é diminuindo o brilho do monitor. O mesmo vale para outros monitores.

 

8) Um lustre limpo ilumina muito mais do que um sujo

Aqui a dica é mais para aproveitar uma iluminação do que economizar energia em si. Quando um lustre em volta da lâmpada está sujo, a iluminação fica comprometida e você acaba precisando iluminar o ambiente de outras formas (com um abajur, por exemplo) ou até mesmo trocar a lâmpada. Mas antes disso, tente limpar o lustre (ou trocá-lo) e veja se isso melhora.

 

9) Utilize cores claras na parede e no teto

Levando em consideração o lustre limpo e a luz que parece estar fraca, considere as paredes da casa. O branco (ou cores bem claras) reflete a luz melhor do que cores escuras, que absorvem a iluminação. Deixe a casa mais clara e economize na energia.  

Assine Nossa Newsletter:

Leave a Comment