Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Como escolher o tom ideal para a sua decoração?

1

Antes de começar a planejar qualquer decoração – seja ela de um ambiente ou de uma festa –, o primeiro passo é definir qual será a paleta de cores escolhida. Muitas vezes olhamos para aqueles cômodos da nossa inspiração, lindos, bem decorados e nos perguntamos por qual razão não conseguimos reproduzir aquele efeito de ambiente incrível.

Uma das grandes razões está nas cores que não são escolhidas de forma harmoniosa. Mas sim apenas pelo gosto pessoal, pela mistura de tudo que vemos e um resultado poluído visualmente.

Mas se você está aí se perguntando como que faz para definir uma paleta de cores, nós temos a resposta. Por isso separamos algumas dicas para você seguir e conseguir de uma vez por todas reproduzir o seu estilo de forma equilibrada. Confere aqui:

 

Tenha inspirações

Antes de escolher qualquer cor, objeto, móveis e a decoração, é importante você separar um tempo para definir o que gosta. E você vai conseguir chegar nisso buscando imagens de referência. Procure pelo Google ou pelo Pinterest as fotos de espaços que você se identifica. Assim fica mais fácil ter um ponto de partida.

No caso da paleta de cores, vale a pena até incluir fotos de paisagens, de algum lugar que já visitou e fez o registro. E aí você tem as cores que se identifica como sugestão.

 

As cores dizem muito sobre você

Cada cor representa um efeito e causa uma sensação no ambiente. As cores claras, geralmente dão a ideia de tranquilidade. Os hospitais investem no branco, no azul ou verde com tons mais claros, que dão a sensação de paz.

Já lanchonetes preferem o amarelo, o vermelho ou laranja, que estimula a fome e aceleram essa sensação.

Dá uma olhada nos efeitos que cada cor pode causar antes de definir de uma vez por toda a sua preferida para decorar a casa:

 

Círculo Cromático

Já ouviu falar no círculo cromático? Para colaborar na estratégia de combinação de cores, o círculo proporciona diversos formatos que proporcionam um resultado harmônico. A imagem abaixo (fonte: Casa e Jardim) mostra algumas possibilidades entre as cores complementares, tríades, análogas e assim por diante. É um ótimo ponto inicial antes de escolher as cores e entender como elas combinam entre si.

 

Sites

Já aconteceu de você ver uma foto muito legal, com uma cor linda ou numa paisagem ao vivo e pensar o quanto seria legal incluir aquele tom na sua decoração? E isso é possível!

Aqui vão algumas dicas de sites que você pode montar a sua paleta de cores. Em alguns é possível escolher uma cor e criar uma paleta a partir do que você escolher. Em outros, você pode baixar uma foto que tenha cores da sua preferência e identifica ali as referências. Já o Design Seeds já têm inúmeras fotos lá mesmo e você só escolhe:

Cada cor ainda possui um código, uma espécie de documento para cada uma delas. O RGB (red – vermelho, green – verde e blue – azul) é nome do sistema que representa a combinação de 0 a 255. As cores são as misturas dessas três cores primárias: se a mistura tiver em 000 é porque representa a cor preta, mas se o RGB tiver em valor máximo de 255, será branca. A combinação formará qualquer outra cor.

E com o site Color Picker, é possível baixar uma foto e identificar exatamente o RGB de cada cor da foto. Se você quiser usar ela, poderá ter como referência na hora de escolher a tinta.

 

Aplicativos

Communication Using Smartphone Lifestyle Concept

Para facilitar ainda mais, também existem alguns aplicativos que podem te ajudar nessa missão. Com o app Pantone Studio, por exemplo, é possível criar a paleta a partir das fotos que você tirar ou baixar e ainda pode compartilhar com quem quiser.

Já o Pallete Cam permite que além das fotos e paletas, você tenha acesso ao código da cor (o RGB). Por fim, o Real Colors oferece as paletas e ainda funciona como uma rede social, que você pode compartilhar as paletas de cores.

 

Tem até livro…

Se você é daqueles que gosta realmente de mergulhar no tema, existem algumas publicações que podem te apresentar um pouco mais com detalhes sobre o tema. O livro Psicologia das Cores, da autora Eva Heller, é um ótimo guia para quem quiser aprofundar o assunto.

 

Já escolheu qual vai ser a paleta de cores preferida. Conta para a gente   aqui embaixo qual foi a dica que você escolheu para te ajudar na combinação das cores!

Leave a Comment