Com o aumento nos casos de dengue nos últimos meses, é preciso acabar com a água parada e tomar ainda mais cuidado para não ser picado por pernilongos. Por isso, fizemos uma seleção de dicas e receitas para evitar que eles entrem em casa:

 

 

como evitar pernilongos

Citronela

A citronela é um repelente natural de mosquitos e pernilongos. Para deixar a casa livre deles, acenda uma vela de citronela no cômodo onde pretende repelir o mosquito ou faça um repelente caseiro, fervendo algumas folhas de citronela e usando a água para limpar o quintal, passar pano na casa ou até mesmo limpar as janelas da casa.

 

 

evitar-pernilongos-4

Vela de laranja caseira

Outra opção é fazer uma vela de laranja com cera de citronela . Coloque uma vela de citronela dentro da laranja e espete cravos para intensificar o repelente e deixar a casa com um cheirinho agradável e diferente. Você também pode cortar uma laranja ao meio e  retire os gomos da laranja sem rasgá-la. Procure deixar o meio da laranja livre e grudado na casca, pois ele servirá de pavio para a vela. Deixe secar ao sol e depois despeje a cera de citronela derretida.

 

 

Repelente natural de cravo e álcool

Para passar na pele, você pode fazer um repelente natural com cravo e álcool. Deixe 100g de cravo curtindo em 100ml de álcool por 4 dias. Depois disso, você pode colocar em um difusor ou borrifá-lo na pele. É uma ótima solução para crianças, pois é um repelente natural e não causa alergia.

 

 

como evitar pernilongos

Limão e Cravo

Para espantar pernilongos em determinado cômodo, corte metade de um limão e espete cravos da índia nele. Deixe em cima de um pratinho até secar completamente.

 

 

como evitar pernilongos

 

Telas e Mosquiteiros

Instale telas nas janelas e portas e mosquiteiros em volta da cama ou do berço do bebê. O investimento é um pouco maior mas é a melhor forma de evitar pernilongos sem precisar manter a casa sempre fechada.

 

Repelentes elétricos e em spray

Em muitos casos, é uma boa opção deixar os repelentes na tomada ou espirrar spray em locais de difícil acesso, como atrás do guarda-roupa em embaixo da cama.

 

 

Essas são algumas formas para manter os pernilongos longe da sua casa. Mas a melhor delas ainda é evitar que eles proliferem. Se você viu algum foco da dengue em locais onde você não pode controlar – como em canos de poste na rua, por exemplo, jogue água sanitária e avise os agentes de saúde da sua cidade.

autor_blogmara_TESTE

Assine Nossa Newsletter: