Você sabia que o óleo de cozinha não pode ser descartado no ralo da pia? A boa notícia é que você pode aproveitar o óleo usado para fazer sabão em barra para lavar a louça, roupas e até mesmo na limpeza geral da casa! O passo-a-passo é fácil de fazer mas precisa de alguns cuidados. Vamos aprender?

sabao-com-oleo-usado

Os ingredientes são:

    – 500ml de água

    – 1 litro de óleo de cozinha coado.

    – 250g de soda cáustica

    – Detergente e/ou sabão em pó a critério

 

Importante: Utilize luvas, máscaras, um recipiente plástico (como um balde) e colher de pau (ou qualquer material de madeira que seja comprido). Não use nada de metal na produção do sabão. Só tome cuidado com o vapor da soda cáustica, que pode ser prejudicial à saúde.

sabao-com-oleo-usado

1) Você deve colocar a água na panela e levar ao fogão. Quando estiver bem quente – mas não fervendo, retire do fogo, jogue em um balde de plástico e adicione a soda cáustica.

2) Mexa sempre até que a soda derreta. Vá misturando o óleo sem impurezas aos poucos, até que a mistura fique homogênea e grossa.

3) Nessa hora, você pode colocar sabão em pó, que vai ajudar o sabão a fazer espuma, e o detergente líquido para deixar mais cremoso e cheiroso. Se você quiser, também dá pra colocar anilina para deixar colorido.

Chegamos a parte mais complicada, mas nada é impossível:

 

4) Você precisa mexer por mais ou menos 40 minutos. Depois, forre uma assadeira com saco plástico, despeje a mistura e deixe secar no sol. Outra opção é colocar o sabão ainda líquido em embalagens tetra-pak, como de leite ou leite condensado. Em dois dias, o sabão já fica durinho, aí você pode cortar a embalagem. Prontinho, depois de 10 dias, você já pode usar o sabão caseiro em casa!

Essa receita rende bastante e você pode presentear os vizinhos e amigos com sabão com óleo usado e sustentável! Se o volume de óleo for muito grande, você também pode fazer uma doação para ONGs no Brasil inteiro. Veja alguns endereços aqui.

sabao-com-oleo-usado

autor_blogmara_TESTE

Assine Nossa Newsletter: