Please assign a menu to the primary menu location under menu

Estilo de VidaOrganização

Como montar minha lista de casamento?

ringswedding rings
Fonte: Wedding Rings

A hora de organizar um casamento é sempre um momento especial. Os noivos, a família e os amigos estão na expectativa para chegar o grande dia! Mas assim como tudo na vida este também pode ser um grande desafio.
A lista dos convidados, a escolha da decoração, o local da cerimônia… São tantos detalhes que ter um bom planejamento é a dica principal. Mesmo com tantos tópicos para definir, é importante não fazer a lista de casamento com pressa.
Confira algumas dicas antes de disponibilizar as opções aos convidados:

1. Pare e pense!
Não faça a lista correndo. Dedique uma tarde, pesquise, converse com as pessoas da família e amigos que já tem a experiência de ter uma casa, caso seja a primeira vez que você está montando uma. Mas não deixe de lado o que é importante para você. Afinal de contas é você e o seu parceiro (a) que vão morar ali.

2. Priorize
Leve em consideração o que é prioridade para você. Não adianta ter um faqueiro lindo, com várias peças e ser uma relíquia, se faltar muitos outros itens que podem ser bem mais úteis no dia a dia e após tantos gastos não conseguir comprar. Priorize o que realmente é importante para você ter em casa.

3. Monte uma lista
A lista é uma ótima forma de guiar os seus convidados sem precisar ficar explicando o que é importante ou não para o casal. Se você não quiser montar em uma loja específica, existem diversos sites que permite a montagem da lista digital e lá você coloca o link do produto e da loja. Assim o convidado pode comprar pela internet e a loja entrega direto no endereço cadastrado.
Não se esqueça de incluir quantidade, tamanho, cores, voltagem elétrica – no caso dos eletrodomésticos ou eletrônicos. Assim os convidados não ficam perdidos com as informações.
No momento da montagem da lista é importante que o casal esteja junto, afinal de contas são os dois que vão morar ali e é importante que seja definido junto.

4. Veja valores
Varie os preços ao máximo. Esta é uma ótima forma de permitir que os convidados possam presentear sem ter que sair do orçamento. Os noivos podem incluir sim uma geladeira, máquina de lavar ou fogão, mas não se esqueça de incluir também um jogo de copos, uma torradeira ou um conjunto de travessas.

5. Seja sincero
Se alguém te perguntar o que está faltando e quiser te presentear, seja sincero. Se a pessoa está perguntando, é porque realmente tem interesse em dar algo útil. E caso você fique sem graça de falar, diga o que já tem e a pessoa poderá escolher o que você ainda não ganhou. A lista online poupa os noivos desses momentos, por isso ainda é uma ótima escolha.

6. Pedir em dinheiro?
Se você já tiver a casa montada, já morava junto ou ainda sozinho e não vai precisar ter tudo novo do zero, pedir o presente em dinheiro também é uma ótima saída. Para o caso de noivos que vão se mudar após o casamento e não poderão levar presentes, o presente revertido em dinheiro também é uma ajuda e tanto.

Alguns sites disponibilizam essa opção ou você pode incluir o destino da lua de mel e permitir que os convidados comprem passeios na região que você for viajar. Os sites No Altar (http://www.noaltar.com.br) e o Icasei (https://www.icasei.com.br) também oferecem a opção de você montar a sua lista virtual e os valores dos presentes serem convertidos em dinheiro para os noivos. Assim você não precisa expor aos convidados que quer em dinheiro se sentir desconfortável com essa opção.

7. Prazo de troca
Antes de escolher a loja, verifique em quanto tempo os produtos serão enviados. Imagina chegar da lua de mel e ainda ter que esperar alguns meses para receber os produtos. Pode ser um desconforto e tanto! Não se esqueça de confirmar se a empresa cobra frete ou não. Assim também evita surpresas indesejadas.

8. Doação
No caso de noivos que já possuem a casa montada e não precisam de presentes físicos, a doação é uma ótima opção. Assim uma instituição, hospital, abrigo, asilo ou orfanato pode ser ajudado e não há desperdício de nenhum lado. Neste caso é importante fazer uma lista de instituições e disponibilizar aos convidados.

10. Agradeça
Se for possível envie um cartão, mesmo que digital, de agradecimento aos convidados. As pessoas vão se sentir parte do processo e é uma forma de retribuir todo o carinho.

Qual dica que você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo! 🙂

Leave a Comment