No banheiro ou na cozinha, os azulejos são super úteis para impedir que a umidade e a gordura penetre na parede. O grande problema está nas manchas no rejunte dos azulejos, que, com o tempo, acabam ficando escuros e sujos. Mas saiba que limpá-los não é a coisa mais difícil deste mundo! \o/

Rotina

Mantenha o hábito de limpar as paredes do banheiro sempre que sobrar um tempinho. Uma vez por semana ou a cada 15 dias é o suficiente. Na cozinha, você pode tirar a gordura e as manchas no rejunte do azulejo sempre que limpar o fogão.  

manchas no rejunte

Faça um tira manchas caseiro

Misture 300ml de água com 300ml de água sanitária e coloque 50g de bicarbonato de sódio dentro de um recipiente do tipo borrifador. O vapor ajuda a soltar a sujeira do rejunte, por isso, procure limpar sempre que alguém já tomou banho. Borrife a solução no rejunte e esfregue com uma escovinha pequena (serve até escova de dente velha). Depois de 2 ou 3 minutos, jogue água para tirar. Evite deixar por muito tempo, senão seca e acaba grudando de volta no azulejo.  

Para tirar a gordura

Na cozinha, é comum que os azulejos que ficam perto do fogão fiquem engordurados. Para tirar a gordura, nada melhor do que o próprio detergente que você lava a louça. Porém, se o rejunte ficou mais escuro, você pode testar a mesma receitinha de cima ou apostar em uma mistura de vinagre branco, limão e água morna.  

Dica para evitar manchas no rejunte

Puxe a água do banheiro com o rodo sempre que sair do banho e deixe o banheiro aberto para não deixar o ambiente úmido, evitando a proliferação de bactérias no banheiro.