Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-EstarDecoraçãoEstilo de Vida

Como usar o Wabi Sabi na decoração da casa

como-usar-wabi-sabi-na-decoracao-5

Ter uma decoração é conseguir unir beleza e história dentro da sua casa. É mais ou menos assim que funciona o estilo wabi sabi na decoração. Hoje, vamos falar um pouquinho desta decoração (que na realidade está mais para um estilo de vida) e como aplicá-la nos cômodos da casa.

Wabi-sabi é uma visão e estética japonesa, que diz respeito a valorizar a beleza da imperfeição. Por isso, trata-se de um estilo de vida. Enxergar a história dos objetos da sua casa pode valer muito mais do que tentar acompanhar o estilo de cada tendência: isso é a real originalidade.

Temos algumas regras para que o wabi-sabi tenha um significado real na sua decoração:

Não significa decorar com coisas velhas

Significa entender que determinado objeto decorativo tem uma história e por isso, pode ter defeitos.

 

 

Não esconder imperfeições, mas realçá-las.

É o que faz a técnica Kintsugi, de consertar vasos (por exemplo) realçando as emendas com dourado, em vez de tentar escondê-las.

 

 

Simplicidade é palavra-chave

Aquela máxima bem conhecida “menos é mais” também se aplica no wabi-sabi, afinal, você mantém em casa aquilo que realmente tem um significado pra você e faz uma composição para combinar com aquilo que resolveu manter.

Os anos passaram, os pratos quebraram e sobraram apenas alguns de cada estilo? Por que não utilizá-los na decoração de uma forma diferente? Ainda mais se estiverem lascados, rachados, eles ficarão perfeitos na parede, por exemplo.

3 ideias para complementar sua decoração wabi-sabi:

1 – Use elementos naturais na composição

2 – Use sempre o que você tem em casa (não faz sentido se você não sabe a história daquele objeto)

3 – Decoração handmade e DIYs dão o toque final à casa

 

Vamos pegar mais inspirações?

Aqui, vemos fotos, um casaquinho de bebê emoldurado, cartazes e uma poltrona de couro super diferente e antiga. É de se imaginar que cada coisinha ali remete alguém, alguma história ou algo que definitivamente tem uma história.

Escolhi essa imagem para ilustrar como um colecionador de discos e vinil se comporta com seus itens: são obras primas que merecem ser expostas. É essa a ideia principal do Wabi Sabi. 

 

Xícaras rachadas, quebradas ou sem par também levam a mesma dica dos pratos: podem ser utilizadas em outros cômodos, para outras funcionalidades, sem perder o valor sentimental que possuem. 

 

O que acharam deste estilo de vida? O importante, no fundo, é encontrar aquela decoração que te representa! 

 

imagens: one kings lane / Historias da Casa / reviewslowliving / homify

Leave a Comment