Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da CasaDecoraçãoSem Categoria

Confira como escolher a madeira ideal

IMAGEM 6

Antes de começar a ler, dá uma olhada ao seu redor: quantas coisas feitas com madeira têm por aí? A gente nem percebe, mas a maior parte das nossas coisas, móveis e objetos utilizam esse recurso da natureza. Mas você sabia que existem tipos diferentes de materiais, de acordo com a necessidade, peso, resistência e durabilidade.

Vai cair?

Em relação ao peso é importante entender que as madeiras de forma geral são bem resistentes. O que vai influenciar necessariamente é a espessura de cada peça. Ou seja, se vai precisar colocar mais peso, maior tem que ser a espessura da madeira utilizada. Assim o seu móvel vai durar mais e você poderá evitar surpresas indesejadas.

Xô, insetos!

Geralmente as madeiras já recebem de fábrica um tratamento para evitar insetos e cupins, mas caso isso venha acontecer contrate uma empresa especializada que resolverá o problema atual e trabalhará com na prevenção de que os bichos se propaguem de vez pela casa.

Móvel protegido

Outra dica bacana é o verniz marítimo. As peças não podem ficar expostas a altas temperaturas, a ação do tempo ou a umidade, por isso verifique a possibilidade de aplicar esse tipo de produto, que forma uma camada protetora evitando que seu móvel estrague de vez.

Limpeza

Na hora de limpar também é importante entender que um pano seco é mais do que suficiente. O lustra-móveis é sugerido apenas quando for utilizado para a limpeza do compensado ou as madeiras maciças.

 

 

Um por um

Para te ajudar a entender melhor, separamos algumas informações importantes sobre cada uma delas. Assim na hora de comprar o seu móvel fica mais fácil entender sobre a qualidade e o propósito de escolher cada estilo.

  • MDF

O MDF (Medium Density Fiberboard – Medium Density Fiberboard) é a união de diversas fibras feitas de madeira prensadas. Para aderir é utilizada uma resina que finaliza as placas e a transforma na peça que encontramos disponíveis nos Home-centers.

O MDF é muito utilizado na montagem e confecção de vários produtos na fabricação de móveis, é utilizado para construir cenários, estantes em eventos e até para objetos menores, quando possuem uma espessura menor (por exemplo, fundo de móveis, frentes de gavetas, prateleiras, portas retas, entre outros).

Outra coisa bacana é que o MDF é muito utilizado, já que pode ser colado, encaixado, pintado e é um dos mais presentes no mercado atualmente. Além disso, geralmente já sai da fábrica com tratamento para evitar insetos.

Só fique atento, já que ele é mais indicado para áreas internas. Se quiser usar nas áreas externas priorize o MDF Ultra, que possui um tratamento especial para áreas externas, apesar de ter a mesma composição que o MDF comum.

 

  • MDP

O MDP (Medium Density Particleboard – Placa de Partículas de Média Densidade) é uma chapa de madeira estruturada com partículas de madeira que são distribuídas em três partes que são prensadas em altas temperaturas. Isso faz com que a peça tenha menos probabilidade de empenar, além de ter uma superfície uniforme (sem aquelas imperfeições encontradas nas madeiras naturais, sabe?) e ter uma boa resposta na hora de instalar os parafusos.

  • Aglomerado

Pouco conhecidos, os aglomerados são painéis de madeiras feitas de madeiras prensadas com resinas sintéticas. Possuem boa estabilidade e são resistentes na hora de flexionar para instalar, mas não respondem tão bem se precisar de cantos arredondados.

  • Compensado:

Já os compensados são chapas que possuem uma capa em madeira e o miolo feito com lâminas de madeiras tropicais ou pínus. Esse é um material mais leve que o MDF e o MDP e que também não pode ser molhado (a não ser o compensado naval).

  • OSB

Da sigla Oriented Strand Board (Painel de Tiras de Madeira Orientadas), o OSB é resistente e sustentável, já que provêm de tiras de madeira 100% reflorestada. Feito com três camadas unidas por uma resina resulta em um produto estável. Além disso, tem ótimo retorno de isolamento termoacústico, mas demanda mais acabamento que as outras madeiras.

  • Maciça

 

As madeiras maciças são todas aquelas vindas diretamente da natureza. Cada uma possui uma especificidade, resistência e durabilidade. Só fique atento se possui autorização e está sendo retirada de forma legal. Assim ninguém sai perdendo: nem a gente, mas principalmente a natureza.

Gostou? Agora ficou bem fácil de entender esse monte de siglas e como escolher melhor os seus móveis, né? Conta aqui para a gente!

Leave a Comment