Roupas, acessórios, sapatos, necessaires, porta-trecos, souvenires, potes que todo mundo tem aos montes entulhado na cozinha… é tanta coisa guardada e acumulada dentro de casa que não há espaço para coisas novas. Certo? Todos nós temos algo que queremos guardar, seja pelo valor sentimental ou financeiro. Por outro lado, sabemos que também existem algumas coisas que já não tem utilidade há anos.

 desapegar e doar

Fizemos um grande passo-a-passo para você se libertar das coisas velhas, dar um destino útil para elas e ter mais espaço para novas aquisições ou simplesmente começar a viver com mais espaço em casa e menos tralhas para guardar e limpar. Olha só:

 

No quarto

É, começamos pela parte mais difícil. rs

Reserve um tempo para tirar tudo de dentro do seu guarda-roupa e avaliar o que tem lá. Comece assim:

1) Separe todas as peças por categorias e contabilize quantas você tem. Você pode se impressionar com tudo que tem no seu guarda-roupa.

2) Experimente as preferidas para ver se ainda servem para você. Se não servir, já sabe o que fazer.

3) Verifique tudo aquilo que é parecido e dispense uma. Considere blusinhas do mesmo modelo, cores muito parecidas, etc.

4) Veja qual das categorias você mais possui roupas e livre-se das mais velhas em cada um dos montes.

5) Seu estilo pode ter mudado um pouco nos últimos tempos. O que acha de considerar se é mesmo importante ter aquela blusinha que você usava quando era adolescente?

6) Siga os mesmos passos acima com os sapatos.

7) Veja a validade das maquiagens e esmaltes, cores que já não estão na moda e descarte o que não combina mais com você.

8) Utilize sempre a regrinha: Se você não usou em um ano, não vai usar mais.

 

Na cozinha

Aqui você vai precisar de um pouco mais de tempo e disposição para aproveitar e limpar tudo enquanto se desfaz do que não serve mais.

1) Retire tudo que está vencido e velho nos armários e na geladeira.

2) Organize todos os potes e vasilhas que você possui e descarte os mais velhos

3) Veja quantos copos, talheres e pratos você tem. Considere quantas pessoas costumam se alimentar ali diariamente e quantas vem visitar você para refeições. É mesmo necessário ter tudo isso? Pense que: quanto menos talheres, menos louça para lavar. rs

Na casa toda

Você é do tipo que gosta de decorar a casa com fotos, quadros, lembranças de viagens, lembrança dos amigos, de festinha de aniversários, etc? Ao longo dos anos, guardar todas essas lembranças pode ser uma mania que, em vez de decorar a casa, vai deixá-la carregada e difícil de manter limpa. É bom desapegar e doar algumas coisas:

1) Separe todos os porta-retratos e quadros espalhados pela casa e considere fazer uma composição na parede.

2) Não é fácil manter a estante longe do acúmulo de poeira quando está cheia de lembrancinhas de aniversários, formaturas e viagens. Tente descartar os mais antigos, ou os que significam menos para você.

3) Tapetes, passadeiras, toalhas… Você não precisa de muitos modelos de cada um. Descarte os mais velhos.

O que fazer depois?

Separe tudo o que foi descartado: roupas, lembrancinhas, brinquedos, enfeites, quadros, etc. Isso pode não ter utilidade para você, mas certamente tem para alguém. Existem instituições como o Exército da Salvação e a Casas André Luiz, que recebem doações e fazem bazares – algumas vão até buscar na sua casa, sem custo algum!

autor_blogmara_TESTE

Assine Nossa Newsletter: