Please assign a menu to the primary menu location under menu

DecoraçãoDestaque Home

Acende a luz aí! Confira dicas de iluminação para a sala de estar

1_d

A iluminação é uma parte muito importante da decoração de um ambiente. Ter um espaço bem iluminado, com as ferramentas adequadas e as lâmpadas ideais é sinônimo de um ambiente aconchegante.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer as escolhas mais adequadas, nós separamos várias dicas e produtos que vão dar uma direção de como começar. Confira:

 

ILUMINAÇÃO INDIRETA

Nesta iluminação, a luz se reflete diretamente do teto para a superfície e depois será ampliada por todo o espaço. Por isso, nesta iluminação a luz não possui um foco específico: simplesmente todo o ambiente é iluminado.

A iluminação também pode ser feita diretamente no gesso:

Mas se você mora de aluguel ou não quer ter muito trabalho, uma alternativa interessante é utilizar alguns pendentes pelos pontos de luz existentes na sala de estar.

Agora, e se existir apenas um ponto de luz central? Aqui a alternativa é utilizar um trilho de iluminação. O melhor é que se o ambiente é pequeno existem trilhos com duas lâmpadas. Para ambientes maiores, existem trilhos de quatro, oito ou quantas lâmpadas você precisar.

Se o ambiente for ainda maior, você pode optar por instalar mais de um trilho pelo espaço. Assim a iluminação fica garantida em todos os lugares.

Os trilhos também podem ser instalados de forma criativa. Ou em quadrado para iluminar todas os lados ou seguindo o formato da sala.

Foto: Projeto Casa Habitada

Mesmo que o ponto de luz não fique no centro da sala, não tem problema. Olha aqui como o trilho foi instalado exatamente no meio do teto, sem precisar de quebra-quebra.

Foto: Projeto Arquitetando Ideias

Por fim, outra alternativa diferente é também escolher um pendente que tenha uma altura maior e lâmpadas dispostas para vários lados. Dessa forma o espaço ficará mais iluminado que se fosse um lustre com apenas uma lâmpada.

Link 1: Spot SPT 01 – JD Molina

Link 2: Spot SPT F302 – JD Molina

Link 3: Spot SPT 5703 – JD Molina

Link 4: Spot SPT 5704 – JD Molina

Link 1: Plafon PF 7651 – JD Molina

Link 2: Plafon PF 35353 – JD Molina

Link 3: Lustre LT 89055 – JD Molina

Dica extra:

Se você precisar puxar um ponto de luz direto da tomada sem precisar quebrar nada, as eletro fitas são uma ótima saída. Vendidas em Home Centers, elas são instaladas direto nas tomadas e direcionadas para onde você quiser que tenha iluminação. Depois é só passar a massa corrida para cobrir, lixar, pintar e instalar o pendente.

 

ILUMINAÇÃO DIRETA

A iluminação direta é muito usada como complemento no projeto do espaço. Para um espaço de leitura, penteadeira, na mesa de jantar, ou qualquer local onde precisa que a iluminação tenha um foco específico. Isso pode ser feito com um abajur, luminária, pendente, neon ou fita LED.

Foto: Projeto Arquitetando Ideias
Foto: Projeto Casa Habitada
Foto: Projeto Arquitetando Ideias

Link 1:Abajur AB 39 – JD Molina

Link 2: Abajur AB 47 – JD Molina

Link 3: Abajur AB 7915 – JD Molina

Link 4: Abajur AB 77635 – JD Molina

Link 5: Abajur AB 7695 – JD Molina

Os pendentes na sala também podem proporcionar uma luz direcionada mais aconchegante

Link 1: Pendente PDT 7632 – JD Molina

Link 2: Pendente PDT 55111 – JD Molina

Link 3: Pendente PDT 258 – JD Molina

E você já escolheu como vai ser a iluminação da sua sala? Conta para a gente aqui embaixo!

Leave a Comment