Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-EstarDestaque HomeEstilo de Vida

Dicas para curtir o dia das crianças

CAPA

Você sabia que o Brasil foi o primeiro paÍs a ter uma data especial para as crianças?

A ideia veio de um político, Galdino do Vale Filho, que teve sua proposta aprovada, oficializando o dia 12 de Outubro como o Dia das Crianças, isso no ano 1924.

O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, fazendo referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração Universal dos Diretos da Criança, em 1959.

A importância desta data vai além de ganhar presentes. A função principal é promover a reflexão sobre o dever da sociedade em cuidar para que todas as crianças tenham seus direitos garantidos. Mas não dá pra negar que a garotada espera ansiosa por este dia. A maioria já inclui em seu calendário como uma data festiva, a qual algo vai acontecer de bacana. Então, por esta razão, pra sair um pouco da ideia dos tradicionais presentes, vamos sugerir outras formas divertidas de você fazer deste dia com seu pequeno um dia especial!

 

Café da manhã divertido

Que tal montar um café da manhã diferente? Surpreender seu pequeno com uma mesa diferente?

Você pode optar pelo “food art” que é uma maneira de criar arte com comidas de um jeito super criativo e diferente.

O importante é usar a criatividade mas claro, utilizando alimentos que seu filho(a) gosta para que ele aprecie não só o visual como também o sabor. 

 

Saia de casa!

Existem inúmeras opções de lazer, inclusive muitas gratuitas e de baixo custo para você explorar o mundo com sua criança. Faça um roteiro dos lugares como parques, aquários, museus, zoológicos…Tente experimentar lugares novos, passeios diferentes para que a criança tenha este dia marcado como uma lembrança gostosa. 

 

Criança na cozinha

Uma forma de fazer seu pequeno pegar gosto pela comida é deixar que ele tenha mais contato com os ingredientes. No dia deles, deixe os pequenos escolherem o cardápio do café da manhã, almoço ou jantar e permita que ele seja o cozinheiro neste dia. Para isso, solicite que ele selecione o que gostaria de preparar. Com a facilidade da internet, qualquer receita pode ser encontrada facilmente.


 

Dia da solidariedade

E que tal aproveitar esse dia fazendo o bem para outra criança menos favorecida? Existem tantas que neste dia não tem sequer a felicidade de um abraço, o que dirá de um presente.

Com alguns dias de antecedência, explique para o seu filho(a) o que gostaria de fazer como e o motivo. Peça à ele(a) que selecione alguns itens que poderia doar para outra criança como roupas, calçados e brinquedos. Deixe que seu pequeno fique responsável também pelo embrulho e, se ele souber escrever, peça que faça um cartão ou um bilhete para a criança ou crianças presenteadas.

Doação é uma ótima forma de ensinar solidariedade às crianças. Doar faz bem, e ensinar seus filhos a selecionar e doar os brinquedos deles, é preparar para a vida.

 

Brincadeiras do meu tempo

Com a era dos celulares, tablet, poucas crianças conhecem outras formas de brincar. É um triste realidade mas é a verdade. Você se lembra de suas brincadeiras de quando era criança e do quanto se divertia com elas? Que tal introduzi-las na vida dos seus filhos e proporcionar a eles toda aquela alegria e magia das brincadeiras tradicionais?

Algumas sugestões:

Amarelinha, mímica, queimada, esconde-esconde, passa anel, peteca, o mestre mandou, batatinha frita, Corre Cotia, Bexiga d´água….

 

Faça brinquedos com sucata

A criançada adora ganhar presente neste dia não é? E que tal propor para cada um desenvolver o seu brinquedo? Seja com material reciclado, caixas e papelão, tecidos… o que mais a sua imaginação permitir. Fazer brinquedo pode ser uma excelente forma de se divertir e aprender sobre reciclagem. 

Tem um post muito bacana que já postamos aqui ensinando com algumas ideias de brinquedos reciclados. 

20 brinquedos recicláveis pra você fazer em casa

 

Faça um Piquenique 

Tem se tornado tendência fazer piqueniques para comemorar ocasiões especiais. Além de ser um programa prático, barato e saudável, é uma ótima oportunidade de se divertir. É possível fazer no jardim da própria casa, em parques, praças, ou qualquer outra área com um gramado verde. Além dos comes e bebes, você pode organizar brincadeiras como bolhinhas de sabão, pular corda, passa anel, mimica. 

 

Leave a Comment