Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-EstarDestaque HomeEstilo de Vida

DIY Brinquedos Sensoriais para Crianças

CAPA

O que você mais lembra da sua infância?

Eu, por exemplo, lembro muito das sensações dos pés descalços no chão de casa; do cheiro da árvore que tínhamos no quintal; do banho de mangueira que tomávamos toda vez que minha mãe regava as plantas, do som da panela de pressão cozinhando o feijão para o almoço…

Quanta coisa boa e simples eu guardo como recordação. E quando fecho os olhos, consigo sentir a sensação de cada uma delas. É como voltar no tempo.

As experiências sensoriais devem fazer parte da rotina infantil porque ajuda as crianças a explorar a si mesmo e o mundo ao redor, através da visão, audição, tato, olfato e paladar. E estas experiências ficam pra sempre marcadas na memória.

“As experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, que tem a função de “organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente” (AYRES, 1972).”

Por isso, com dicas de brinquedos e brincadeiras, selecionamos neste post, 10 atividades sensórias pra você fazer com seu filho.

Móbile ou cortina sensorial:

Com um bambolê e várias fitas coloridas, você pode fazer esse brinquedo lindo e divertido para que a criança possa explorar o lado de fora e dentro, por cima e por baixo.

É importante prender muito bem as fitas, para ficar seguro quando a criança puxar

Garrafa sensorial para bebês de 06 a 12 meses:

 Este brinquedo, que você também pode fazer em casa, proporciona uma descoberta incrível para os bebês. Estimula o tato, audição e visão, e a coordenação motora dos pequenos.

Em uma garrafa transparente, de qualquer tamanho, você adiciona objetos coloridos que despertem a curiosidade e o desejo de observação como por exemplo estrelinhas, bolinhas, bichinhos. Você pode inserir água, detergente colorido (a espuma que faz é muito legal!) ou líquidos com texturas diferentes (por exemplo, mel ou algo parecido)

 

Caixa sensorial:

 A ideia da Caixa Sensorial surgiu depois que a médica e estudiosa Maria Montessori observou que dos zero aos seis anos os sentidos dos pequenos estão à flor da pele e é uma fase de intenso aprendizado.

 Este brinquedo, desenvolve a coordenação motora fina através da manipulação dos objetos. Ajudar a desenvolver a concentração e construir competências linguísticas, aprendendo novas palavras. Promove a consciência espacial, raciocínio matemático e exploração científica e descoberta.

Dentro de uma caixa, que pode ser de papelão, de plástico, coloque vários elementos que pode ser grãos de areia, grama, papéis e pedacinhos de algodão, brinquedos com formas geométricas.

 

 

Pote da calma:

O pote da calma (ou calming jar, em inglês), nada mais é do que um frasco com líquido, tinta e muito glitter. Basta agitá-lo para começar a “funcionar”. O resultado é uma espécie de caleidoscópio, por isso, atrai a atenção dos pequenos entre 2 e 5 anos. É uma maneira simples de chamar a atenção da criança para o momento presente. Pode ser útil para ensiná-las a ter algumas respirações profundas, enquanto se concentram no tal pote.

Importante: Purpurina pode ser tóxica se inalada, assim como a cola. Lacre bem o pote e supervisione as crianças durante a brincadeira.

 

 

Gostou das dicas? 

 

Fotos: Pinterest

Site: http://www.marabraz.com.br

 

Leave a Comment