Please assign a menu to the primary menu location under menu

Estilo de Vida

Bem-EstarDestaque HomeEstilo de Vida

Dicas para curtir o dia das crianças

CAPA

Você sabia que o Brasil foi o primeiro paÍs a ter uma data especial para as crianças?

A ideia veio de um político, Galdino do Vale Filho, que teve sua proposta aprovada, oficializando o dia 12 de Outubro como o Dia das Crianças, isso no ano 1924.

O dia 12, porém, não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, fazendo referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração Universal dos Diretos da Criança, em 1959.

A importância desta data vai além de ganhar presentes. A função principal é promover a reflexão sobre o dever da sociedade em cuidar para que todas as crianças tenham seus direitos garantidos. Mas não dá pra negar que a garotada espera ansiosa por este dia. A maioria já inclui em seu calendário como uma data festiva, a qual algo vai acontecer de bacana. Então, por esta razão, pra sair um pouco da ideia dos tradicionais presentes, vamos sugerir outras formas divertidas de você fazer deste dia com seu pequeno um dia especial!

 

Café da manhã divertido

Que tal montar um café da manhã diferente? Surpreender seu pequeno com uma mesa diferente?

Você pode optar pelo “food art” que é uma maneira de criar arte com comidas de um jeito super criativo e diferente.

O importante é usar a criatividade mas claro, utilizando alimentos que seu filho(a) gosta para que ele aprecie não só o visual como também o sabor. 

 

Saia de casa!

Existem inúmeras opções de lazer, inclusive muitas gratuitas e de baixo custo para você explorar o mundo com sua criança. Faça um roteiro dos lugares como parques, aquários, museus, zoológicos…Tente experimentar lugares novos, passeios diferentes para que a criança tenha este dia marcado como uma lembrança gostosa. 

 

Criança na cozinha

Uma forma de fazer seu pequeno pegar gosto pela comida é deixar que ele tenha mais contato com os ingredientes. No dia deles, deixe os pequenos escolherem o cardápio do café da manhã, almoço ou jantar e permita que ele seja o cozinheiro neste dia. Para isso, solicite que ele selecione o que gostaria de preparar. Com a facilidade da internet, qualquer receita pode ser encontrada facilmente.


 

Dia da solidariedade

E que tal aproveitar esse dia fazendo o bem para outra criança menos favorecida? Existem tantas que neste dia não tem sequer a felicidade de um abraço, o que dirá de um presente.

Com alguns dias de antecedência, explique para o seu filho(a) o que gostaria de fazer como e o motivo. Peça à ele(a) que selecione alguns itens que poderia doar para outra criança como roupas, calçados e brinquedos. Deixe que seu pequeno fique responsável também pelo embrulho e, se ele souber escrever, peça que faça um cartão ou um bilhete para a criança ou crianças presenteadas.

Doação é uma ótima forma de ensinar solidariedade às crianças. Doar faz bem, e ensinar seus filhos a selecionar e doar os brinquedos deles, é preparar para a vida.

 

Brincadeiras do meu tempo

Com a era dos celulares, tablet, poucas crianças conhecem outras formas de brincar. É um triste realidade mas é a verdade. Você se lembra de suas brincadeiras de quando era criança e do quanto se divertia com elas? Que tal introduzi-las na vida dos seus filhos e proporcionar a eles toda aquela alegria e magia das brincadeiras tradicionais?

Algumas sugestões:

Amarelinha, mímica, queimada, esconde-esconde, passa anel, peteca, o mestre mandou, batatinha frita, Corre Cotia, Bexiga d´água….

 

Faça brinquedos com sucata

A criançada adora ganhar presente neste dia não é? E que tal propor para cada um desenvolver o seu brinquedo? Seja com material reciclado, caixas e papelão, tecidos… o que mais a sua imaginação permitir. Fazer brinquedo pode ser uma excelente forma de se divertir e aprender sobre reciclagem. 

Tem um post muito bacana que já postamos aqui ensinando com algumas ideias de brinquedos reciclados. 

20 brinquedos recicláveis pra você fazer em casa

 

Faça um Piquenique 

Tem se tornado tendência fazer piqueniques para comemorar ocasiões especiais. Além de ser um programa prático, barato e saudável, é uma ótima oportunidade de se divertir. É possível fazer no jardim da própria casa, em parques, praças, ou qualquer outra área com um gramado verde. Além dos comes e bebes, você pode organizar brincadeiras como bolhinhas de sabão, pular corda, passa anel, mimica. 

 

Destaque HomeEstilo de Vida

Como plantar um Bonsai – em 10 passos

koukaen-bonsai-garden

Em comemoração ao dia da Árvore que tal plantar uma em sua casa? Mas é muito grande? Que tal um Bonsai então? Eles são arvores cultivadas em pequenos vasos, com isso eles não crescem muito, podendo cultiva-las dentro da sua casa!

Confira esse passo a passo que fizemos para vocês, inciantes!

Passo 1

Primeira coisa a se fazer é escolher o vaso! Existem vários modelos de vasos para Bonsais, mas preste atenção pois as árvores  novas, que estão sendo estilizadas devem ser colocadas em recipientes maiores, para dar às raízes espaço suficiente para que se desenvolvam. Já as mais velhas, que passam apenas pela poda de manutenção,  podem ser plantadas em vasos menores.

 

 

Passo 2

Agora vamos drenar o vaso! Como os vasos são baixos, o sistema de plantio é muito simples. É somente  utilizar um pedaço pequeno de Bidim ou sombrite, para tampar os buracos do vaso. Com isso você deve passar um arame de cobre pelos buracos do vaso, passando pela tela e prender no sistema radicular da planta para firma-la. 

 

Passo 3

Prepare o solo do seu Bonsai. Para melhores resultados misture  85% de xisto de 8 mm e 15% de terra de Algarrobo, mas caso não encontre pode ser qualquer outra mistura standard.

 

Passo 4

Hora de escolher a planta que será usada!

Recomendamos você iniciante começar com uma muda de planta, pois comprar sementes o processo é mais difícil e demorado.

As plantas mais usadas para Bonsais são os pinheiros, juníperos e ciprestes. Você pode escolher a que preferir, floríferas, frutíferas ou folhagens, todas são possíveis! O ideal é que possuam lignina (tecido  grosso, iguais as árvores que vemos por aí) no caule. Escolha plantas velhas com musgos com caules grossos e galhos tortos para facilitar na hora da poda.

 

 

Passo 5

Mãos a obra!

  • Pegue a muda de planta, esfarele o torrão para deixar as raízes nuas.
  • Lave as raízes delicadamente, tomando muito cuidado com elas.
  • Antes de realizar a poda nas raízes, esterilize a tesoura com fogo.  
  • Com isso retire as raízes mais grossas, deixando apenas as mais finas, aplique canela em pó (a mesma que você utiliza na cozinha) para cicatrizar rapidamente o corte. Já as raízes mais finas devem ser cortadas somente o comprimento de 10 cm da base da planta escolhida.
  • Amarre o arame no sistema radicular da planta, após isso coloque o restante do subtrato para o solo e pressione com as mãos para firma-lo. 

 

Passo 6

Como cultiva-la?

Como qualquer outra planta, ela necessita de luz, água e proteção dos ventos para sobreviver. Evite que o Bonsai tome sol nos horários mais quentes do dia (+- das 10hrs até as 14hrs). Caso não tenha como controlar isso, utilize um sombrite com 50% de luminosidade para amenizar a luz solar sobre o seu Bonsai. Para rega-la, não esqueça que toda planta que for regada em excesso acaba morrendo, então recomendamos rega-la 1 vez a cada 2 dias, ou quando você perceber que o solo está seco. Lembre sempre de verificar se a água está escorrendo pelo vaso ( se estiver a sua drenagem está funcionando!).

 

Passo 7

Como você vai estiliza-lo? Já decidiu? Confira alguns estilos de Bonsais que você pode seguir na hora da poda e estilização.

 Chokkan (forma vertical), Sokan (tronco duplo na mesma base),  Kabudachi (multi tronco na mesma base), Yose-ue (floresta, várias árvores crescendo em harmonia), Hokidachi (vassoura), Han-kengai (Semi cascata), Kengai (cascata), Bunjingi (verde no topo), Fukinagashi (varrido pelo vento), Ishisuki (raízes nas rochas), Sharimiki (tronco morto), entre outros.

 

Passo 8

Para o cultivo ser um sucesso você precisa realizar 3 tipos de poda:

  1. Poda de manutenção (para manter o formato que você escolher do bonsai),
  2. Poda de estilização (para dar um estilo ao bonsai)
  3.  Poda de raiz (para transplantio no vaso e engrossamento).

A poda de manutenção é muito simples, só retirar as folhas e galhos mais finos que estão crescendo.

A poda de estilização é já é mais complicada, pois cada estilo requer uma poda e modos diferentes de realização, por isso quando escolher o estilo do seu Bonsai, pesquise a fundo ou pergunte para quem tem conhecimento.

A poda de raiz também é perigosa, pois traz um alto risco da sua planta não sobreviver ao ato. Porém, quanto mais você praticar, melhor e mais conhecimento você terá, por isso não fique triste se não der certo na primeira vez!  

 

Passo 9

Aramação do Bonsai! 

É um processo muito importante,  pois através do arame você conduz o galho no estilo que você quiser. Porém tenha cuidado para não sufocar os galhos com os arames, os proteja com plásticos/borrachas.

Confira aqui algumas técnicas e jeitos de aramação de Bonsai!

 

Passo 10

Adubação!

Não esqueça que sua plantinha precisa de nutrientes para crescer forte e saudável. Utilize adubos foliares completos! Confira aqui alguns os cuidados que se deve ter com a adubação! 

 

 

Estilo de Vida

Infográfico para quem curte uma boa aventura

Aventura

Após um longo período de trabalho no escritório e a acelerada rotina do dia a dia, está na hora de tirar aquelas merecidas férias não é mesmo?

Talvez você esteja cansado dos mesmos destinos de sempre, praia ou casa de campo. Por isso, preparamos um infográfico Mara com as dicas mais incríveis para quem quer fazer algo diferente nas próximas férias, aventurar-se! Isso mesmo, se você gosta de aventura, essas dicas são pra você. 

Gostou? Qual será o seu próximo destino? 
Se você tiver outras dicas radicais como essa, deixe nos comentários, é sempre bom ter diversas opções para escolher. 

E que tal você já ir se preparando para a volta dessas férias? Com tanta aventura radical assim, você vai precisar de um sofá confortável ou uma cama novinha para relaxar! 

Bem-EstarDestaque HomeEstilo de Vida

5 dicas para aproveitar o seu aniversário

21st-birthday-party

Com toda certeza, a pergunta que mais se ouve quando está fazendo aniversário é “O que você vai fazer hoje para comemorar?” Pois bem, pensando nisso preparamos 5 dicas incríveis para você aproveitar bem essa data superimportante!

>> Receba seus amigos ou familiares em casa

Aproveite a data para reunir as pessoas queridas para uma pizza, alguns jogos de tabuleiro ou ainda curtir umas risadas no conforto do seu sofá. O quê? Seu sofá é pequeno e não cabe tanta gente na sala de estar? Não tem problema, acesse o site da Marabraz e confira as ótimas ofertas de Puffs e Poltronas para deixar sua sala muito mais convidativa. #ficadica

>>  Aproveite o dia com a natureza

Nosso dia a dia já é bastante agitado, então aproveite seu aniversário para curtir a natureza. Vá ao parque dar uma caminhada, procure locais que ofereçam trilha ecológica ou ainda viaje para o interior afim de conhecer lugares cercados de natureza e tranquilidade por todos os lados.

>> Curta um dia na praia

Seu aniversário caiu naquele sábado de sol? É hora de separar seu kit praia, pegar seus óculos escuros e descer a serra para relaxar ao som das ondas do mar. Isso ajuda a recarregar as baterias e começar a próxima semana com energia renovada.

>> Relaxe fazendo uma maratona no Netflix

Então você é daqueles que prefere ficar em casa, certo? Escolha uma série interessante, de preferência com muitos episódios, prepare uma pipoca bem gostosa e relaxe no sofá ou mesmo na cama para curtir um dia de maratona no Netflix.

>> Passe o dia em um Spa para espairecer

Seus dias têm sido muito estressantes? Então procure um spa relaxante, que ofereça massagem, banhos especiais e um dia de descanso que o seu corpo e sua mente merecem.

DICA EXTRA

Se mesmo depois de todas essas dicas, você ainda prefere passar a tarde toda dormindo para recuperar o sono perdido da longa semana, procure um colchão superconfortável para que seus sonhos sejam tão relaxantes quanto seu sono! #dicamara

 

Cuidados da CasaDestaque HomeEstilo de Vida

13 utilidades para pasta de dente que você nunca imaginou

como-tirar-cheiro-de-cebola-e-alho-das-mãos-vinagre-branco-5

Quem foi que disse que pasta de dente só servia para escovar os dentes certamente desconhecia seus poderosos milagres que vai muito além de uma boca limpa.

Listamos 13 soluções que a pasta de dente oferece e que podem ajudar no seu dia a dia.

FERRO DE PASSAR

Sabe aquela crosta amarela que vai se formando com o tempo? Ela sai.
Aplique uma pequena quantidade de creme dental na base do ferro, esfregando cuidadosamente, e depois remova tudo com um pano limpo.

 

BURACOS NA PAREDE

Sua parede está cheia de buracos de prego? A pasta de dente vai funcionar como massa corrida.

CHICLETE

Eu sei que você já deve ter lido várias idéias para retirar o chiclete na roupa ou cabelo mas será que já leu sobre o poder da pasta de dente nesta situação? Passe um pouco de creme dental branco e deixe agir, ele quebra o açúcar e deixa fácil de tirar.

BOX E TORNEIRAS

Pra tirar aquelas manchas horríveis basta usar bucha umedecida e passar com movimentos circulares. Deixe agir um pouco e enxague.

MANCHA DE TINTA NA CAMISA

A caneta estourou no bolso  Antes de jogar a camisa fora, tente remover as manchas com pasta de dente. Aplique o milagroso produto no local da mancha e deixe a pasta secar. Lave no dia seguinte.

CHEIRO NAS MÃOS

O cheiro de alho, cebola, peixe nas mãos é difícil de sair né? Mas com um pouco de pasta de dente nas mãos e nas pontas dos dedos tira o cheiro.

MANCHAS DE TINTURA DE CABELO

Pintou o cabelo e a toalha também ficou manchada? Mais uma vez, pasta de dente.

LIMPEZA DE UNHA

Você fez uma tarefa com um tipo de material difícil de sair e suas unhas ficaram manchadas? Por incrível que pareça, pasta de dente pode resolver. Basta escovar as unhas das mãos ou dos pés com creme dental.

MARCAS DE LÁPIS E GIZ DE CERA NAS PAREDES 

A pasta de dente é capaz de limpar sem muito esforço. Aplique uma fina camada do produto e, depois, use o lado mais fino de uma esponja úmida para tirar o excesso. O giz de cera o o lapis vai sair sem danificar a pintura.

 

PEQUENOS ARRANHÕES DE CDs, DVDs e TELA DE CELULARES

Passe uma fina camada de creme dental na superfície. Deixe agir por 5 minutos e tire com um pano seco.

LIMPAR TÊNIS 

Limpe o solado com a pasta de dente, passando com uma escova de dente velha.

SECAR ESPINHA

A pasta de dente funciona porque contém ingredientes adstringentes. Além disso, muitas delas contém sílica da fórmula o que também é um agente secativo. Alguns ingredientes, porém, como a menta e o próprio flúor podem causar irritação na pele, aumentando a vermelhidão e inflamação no local.

 

REMOVER TINTAS DE SAPATOS, BOLSAS E BANCO DE COURO

Basta colocar um pouquinho de pasta em uma escova de dentes e passar sobre os riscos fazendo movimentos circulares, os riscos saem em um piscar de olhos! Depois é só utilizar água para tirar qualquer excesso de pasta de dente e pronto, sua bolsa ou sapato ou BANCO estarão como novos!

 

 

 

 

Bem-EstarDestaque HomeEstilo de Vida

Dicas para aproveitar o domingo ao máximo

o-HAPPY-PEOPLE-facebookFreedom of the open road.

Domingo é o dia da preguiça para muita gente, mas vamos aproveitar que a Primavera e o Verão estão chegando e conferir essas dicas pra aproveitar o domingo ao máximo!

Prepare um café da manhã, daqueles.

Que tal um suco verde, iogurte, frutas e nuts para começar o domingo mais leve e saudável? 

 

 

Trabalho MODE OFF

Deixe seu trabalho TOTALMENTE de lado e aproveite o dia com sua família e amigos, nada melhor para seu corpo e sua mente do que relaxar e fazer o que realmente gosta!

 

Acorde cedo!

Ok, você não precisa acordar 6hrs da manhã, mas tente acordar por volta das 9hrs para aproveitar o dia! Melhorando seus hábitos aos domingos, sua semana renderá muito mais!

 

Movimente-se!

Depois de almoçar com sua família, que tal ir ao parque? Dar uma volta com seu cachorro ou até mesmo dar um pulo no clube e pegar aquela piscina gostosa de tarde?

 
Durma pelo pelo 8 horas 

Como você acordou cedo, é bom ter uma boa noite de sono para a semana que está por vir! Tente deitar entre 22 e 23h

 

 

Esperamos que tenham gostado das dicas, comecem a coloca-las em prática em todos os domingos! Ter uma boa qualidade de vida é super importante!

 

Destaque HomeEstilo de Vida

Dicas para se dar bem no intercâmbio

Você já pensou em fazer um intercâmbio? Já teve vontade de morar em outro país, estudar um idioma diferente e viver novas culturas? Se a sua resposta é sim, você está no lugar certo. E já que hoje é o feriado de Independência e você está aí bem tranquilo(a) no seu sofá, resolvemos separar algumas dicas interessantes sobre intercâmbios, afinal, nada melhor do que uma estadia em outro país para representar a sua independência! 

Relaxe, puxe o seu puff preferido e confira como se dar bem em uma viagem de intercâmbio.

Planejamento Antecipado

É muito frustrante saber que você perdeu uma viagem por causa de algum detalhe importante que deixou para última hora, não é mesmo? Então, o melhor a fazer é se programar com antecedência. Verifique se todos os documentos para tirar o seu passaporte estão em dia ou se o país que você escolheu precisa de um visto especial.

Pesquisa Completa

Faça uma pesquisa prévia sobre a cultura do local que você escolheu. Saiba sobre os lugares interessantes para conhecer, como as pessoas se comportam e quais medidas devem ser tomadas para evitar um choque cultural muito grande. Inclua também, informações sobre os custos de transporte local, alimentação e supermercados ou outros locais próximos que possam ser úteis.

Apesar da maioria das universidades contar com profissionais para auxiliar na adaptação, é bom saber todos os detalhes importantes do local que você vai.

Envolva-se com a cultura e atividades extras

Se você pensar apenas nas atividades do curso enquanto estiver no exterior, terá aproveitado apenas metade da sua viagem. Envolva-se com a cultura local, interaja com todo tipo de pessoa, desde as locais, até outros estrangeiros e procure por cursos extras de curta duração, muitos países contam com opções interessantes e gratuitas.  

Pense além

Uma dica interessante é saber mais sobre as cidades vizinhas de onde estará fazendo o intercâmbio. Procure saber mais sobre os locais culturais e turísticos dessas cidades, dicas de parques e restaurantes, além da hospedagem, afinal, você pode querer passar um final de semana conhecendo outros lugares e novas culturas.

E aí, gostou? Então, escolha seu destino, anote essas dicas no seu caderninho (ou acesse o Blog Mara no celular, sempre que precisar) e boa viagem!

 
Estilo de Vida

10 espaços incríveis para os apaixonados por game

decoração-gamer-20

Projetar uma sala de videogames em sua casa pode ser algo bem divertido e trazer idéias de decoração únicas. Em alguns casos, adaptar o espaço do quarto pode ser ideal, noutros a sala de estar ganha múltiplas funções, e se existir a possibilidade, um cômodo totalmente exclusivo para os apaixonados por videogames será mesmo o melhor lugar no planeta Terra, rs. 

Tenho um menino nerd com 7 anos de idade que me fala sobre um jogo diferente a cada dia (todos com nome em inglês que ele pronuncia perfeitamente), me faz prometer de natal o videogame lançado em 2017 (cada ano atualizam o Playstation? hahaha), e que adora assistir canais sobre jogos no Youtube. Ontem ele chegou em casa com um panfleto sobre um curso de design de games, voltado para crianças. Fiquei estartalada, confesso. 

Hoje, dia 29 de Agosto, é Dia do Gamer, é dia do meu filhote. Joguei a toalha, obviamente sem permitir excessos e jogos violentos. De fato é divertido, tem uma emoção envolvida e um desafio a ser vencido. Agora estou esperando ele chegar e me pedir um cômodo da casa especialmente preparado para os jogos, onde ele receberá sua turma de amigos igualmente nerds, rs. Não duvido mesmo que isso vá acontecer daqui a uns anos, provavelmente tenha mesmo que fazer algumas adaptações por aqui, rs. 

Inspirações incríveis? Temos muitas =)

Separei aqui 10 ambientes onde a proposta é o máximo de conforto, tecnologia e todo um clima preparado para as batalhas, vamos conferir?

1- Inspiração Star Wars 

Muitos entusiastas dos games também são fãs da saga. Aqui a ideia foi bem simples: Usaram o conceito do sabre de luz pra criar uma iluminação única. 

 

2- Para colecionadores

Ao longo dos anos os jogadores passam também a ser colecionadores.  Para os entusiastas, uma das melhores ideias da sala de jogos é converter um espaço em uma biblioteca com ares de locadora. Uma iluminação temática também faz toda a diferença, imagine esse espaço com luzes comuns? Não teria tanta graça…Brinquedos e mercadorias relacionadas aos jogos também ficam lindos expostos em prateleiras e estantes.

 

3- Foco no jogo

Nesse quarto podemos ver que o tamanho da TV é o que importa né? Imersão total no jogo com uma tela tão grande. Mas notem as estrelinhas no céu e o efeito da luz roxa…

 

4- Discrição como elemento principal

Aqui nem percebe-se que é uma sala de jogos, concordam? Linhas retas e brancas nos móveis deixam o ambiente bem clean e visualmente ordenado, as estátuas e os controles denunciam que é um espaço voltado para jogos, mas que pode ser usado para outras finalidades em outros momentos. Embora a foto revele uma abundância de luz natural na sala, é sempre importante levar em consideração que a fonte primária de iluminação – ao jogar – deve vir da própria tela. 

 

5- Sala de estar bem adaptada

Aqui o ambiente já foi todo decorado pra assumir as suas múltiplas funções. A ilha com o computador próximo a janela, o sofá bem em frente a TV, a poltrona para os momentos de interação. Notem também a iluminação atrás da tv e o uso inteligente de acessórios, como o suporte para auscultadores, mantém o espaço interior visualmente limpo. Meu preferido <3

 

6- Cumprindo o propósito

O uso de azul escuro nos móveis, tetos e cortinas, acrescenta uma intimidade subaquática única à sala. Uma luz montada no ventilador de teto, em conjunto com holofotes escalonados, acrescenta apenas a quantidade certa de iluminação ambiente de fundo. As prateleiras de canto e outros pequenos espaços desocupados foram bem acentuados com parafernália de cinema e televisão, adicionando um pequeno toque caprichoso que enfatiza que este espaço é para jogar. As imagens da sala de jogos nos espaços verticais, de outra forma vazios, ajudam a ampliar o sentimento íntimo da sala.]

 

7- Layout único e cheio de estilo

Até parece que saiu do jogo do Mário, não é mesmo? Hahaha. 

 

8- Para o sem alternativas

Apesar do espaço limitado, foi dado um “jeitinho” para que tudo se encaixasse perfeitamente e se mantivesse bem organizado.

 

9- Móvel protagonista

Um móvel que reúne tudo que o jogador precisa, deixando tudo organizadinho e acessível as mãos e aos olhos. 

 

10- Jogos x Espaço

Alguns jogos necessitam também de espaço, aqui um espaço incrivelmente projetado com telão e toda uma estrutura ideal para circular por todo o cômodo. 

 

Qual o seu espaço preferido? Também tem um integrante na sua família apaixonado por games? Conta aí pra gente ou corre pra chamá-lo pra conferir esse post, rs.