– Por Ana Medeiros, do blog A Casa que a Minha Vó Queria   Recebo muitos comentários e emails com essa perguntinha danada que atormenta a cabeça de quem não faz ideia de como decorar uma casa que não é sua: Como vou decorar essa casa se ela não me pertence? Vou gastar dinheiro comprando um móvel e depois quando me mudar vai que ele não caiba na outra casa? Vou colocar quadros nas paredes e os furos que ficarão depois? Vou trocar esse espelho do banheiro pra depois ter que deixar pro proprietário? Eu heim!   Mas pera lá…se você paga o aluguel, a casa é sua. Se você volta todas as noites para o mesmo endereço, a casa é sua. Se é nesse espaço que você se sente acolhido e pode andar descabelado e de pijama o dia todo se quiser, a casa é sua. Se convença e deixe de desculpas: A casa é sua! Da sua família, do seu cachorro e periquito. Então você pode sim pintar paredes coloridas, pode comprar uma mesa que caiba direitinho na sua cozinha, pode trocar o espelho do banheiro porque é nele que vai se olhar todos os dias =)  

 

Moro em casa alugada desde que casei e já estou na quinta moradia em 10 anos, não me recordo de ter deixado de fazer nada que eu pudesse reverter depois que precisasse partir para outro lugar. E quanto a um espelho, sinceramente não vejo problemas em deixá-lo para o próximo morador, dizem que gentileza gera gentileza, acredito nisso também. Sempre tive a real sensação que  todas as casas que morei eram minhas de fato e de direito, e sempre quis trazer a minha identidade pra cada cômodo.   Ainda não tive muito tempo de decorar a atual casa, mas isso não vai demorar muito a acontecer, não estou aguentando habitar um lugar de paredes vazias, sem memórias e cores. Isso ainda dará pauta para muitos posts, me aguardem!  

 

Agora pra te convencer de vez da importância de termos o nosso lugar e do nosso jeito, separei uma lista de inspirações bacaninhas pra você deixar de perder tempo e colocar a mão na massa e ter a sua casa de aluguel, sendo sua de verdade verdadeira. Antes de qualquer dica é bom você entoar esse mantra: O aluguel é um desafio, mas não nos impede de fazer do lugar em que moramos uma casa feliz.  

 

1- Perca o medo de modificar as paredes.    Obviamente não estamos falando de mexer na estrutura da casa, mas de usar e abusar das cores, dos quadros, das prateleiras  e adornos que você pode usar na decoração. Tinta branca e massa corrida resolvem quase todos os problemas da humanidade, não tenha medo.   Você ainda pode prender os quadros com fita dupla face específicas para isso, os pôsteres podem ser colocados com washi tapes ou pendurados com cabides coloridos.  Acessórios com ventosas para o banheiro e a cozinha. As possibilidades que encontramos no mercado hoje em dia são muuuitas!  

Casa alugada  

2- Troque as maçanetas da porta e os espelhos de luz. São detalhes pequenos que geralmente não nos lembramos, mas que trazem um efeito lindo e instantâneo.  

 

3- Use e abuse de papeis de parede adesivos e adesivos de azulejos. Uma alternativa incrível ao convencional papel de parede  são os adesivos de vinil e tecidos adesivos que são super práticos de serem aplicados e depois retirados. Para azulejos feios e sem graça? Idem!  

Casa alugada   Casa alugada  

4- Piso feio, antigo, desgastado?   Da mesma família dos adesivos que falamos acima, temos também os pisos vinílicos autocolantes, funcionam também como um adesivo. São colados sem que o original seja modificado, evitando até que ele se desgaste ainda mais.  

 

5- Tapetes, cortinas, persianas: o trio parada dura!   Trazem sensação de conforto e também disfarçam imperfeições do chão, janelas e esquadrias.  

Casa alugada   Casa alugada  

6- Iluminação é TU-DO!   Obviamente que você não precisa embutir novas luzes ou mexer na fiação da casa inteira, mas pode conseguir efeitos lindos e aconchegantes se apostar em luminárias, arandelas (Que não costumam ser caras) e lustres.  

Casa alugada

  7- Móveis compactos com design e personalidade.    Convenhamos que não dá pra trocar toda a mobília de casa sempre que você fazer uma mudança de endereço, muito menos contratar uma empresa de planejados se você não vai ficar ali pelos próximos 15 anos, então aposte o seu rico dinheirinho em móveis que tenham um design bacana, com linhas mais retas e que atendam a sua família. Não dá pra ter uma mesa de 6 lugares? Tudo bem, uma mesa de 4 lugares mais dois pufes de apoio, que quando não usados possam ficar guardados abaixo do aparador resolvem o problema de espaço.  

Casa alugada  

8- Customize os armários.   Muitos imóveis alugados possuem armários embutidos nos quartos e cozinha, e nem sempre estão em condições ideias de conservação. Troque os puxadores, decore também com papeis adesivos, wash tapes, tecidos.  

Casa alugada  

Todas essas soluções são temporárias, baratas e fáceis de por em prática. Nada de morar na mesmice, nada de dizer que já que a casa não é sua ela vai ficar do jeito que o proprietário deixou. Não more em qualquer lugar, more na SUA casa, mesmo que ela seja uma casa alugada.   PS: Todas as imagens desse post são da minha ex-casa. Viram como todos os conselhos podem ser aplicados na prática? =)   anamedeiros_teste1  

Assine Nossa Newsletter: