Quem mora em apartamento sabe como é difícil ter um jardim em casa: falta espaço, falta sol, falta tempo pra cuidar… Pensando nisso, nós pesquisamos alguns tipos de plantas ideais para cuidar em pequenas varandas, pra quem não tem muito tempo, para varandas com muito sol ou sem sol nenhum. Vamos dar aquela espiada?

 plantas para varanda de apartamento

 

Varandas com muito sol

Se a varanda é pequenininha, vale apostar em grande quantidade de pequenos vasinhos. As suculentas e os cactos são boas opções de plantas que resistem bem ao sol (e são muito fáceis de cuidar).

A Espada-de-são-jorge é uma planta super resistente. Não precisa de muita água e resiste ao sol forte (apesar de preferir luz indireta). Porém, deve ter cuidado ao regar: ela não gosta de ficar encharcada! Outras plantinhas boas para ficar no sol são a Rabo-de-gato, Jasmin e orquídeas.

 

Varandas com pouco sol

Mas se a sua varanda tem pouco sol, também dá pra ter algumas plantinhas para dar mais cor e vida lá. Alguns tipos de suculentas, como Bálsamo, prefere pouco sol e regas semanais. A Bromélia gusmânia gosta de ambientes quentes, mas sem sol. A dica é regar somente quando a terra estiver seca. Lírio-da-paz e outros tipos de orquídeas (como cymbidium e phalaenopsis) gostam de pouco sol e pouca água.

 

Pra quem não tem tempo de cuidar

Se você não tem tempo pra cuidar, as suculentas e os cactos são as melhores opções. Existe uma diversidade de espécies que se encaixam, como a flor da fortuna e a orelha de gato, que ficam entre 30cm e 60cm. Essas planta precisam de algumas horas de sol por dia, e um clima quente. Não precisa de muita rega.  Outras espécies de suculentas boas para quem não tem tempo de cuidar: Flor de Maio, Carpete Dourado, Dedinho de Moça e Planta Pérola.

plantas para varanda de apartamento

 

Com essas dicas, fica muito mais fácil cultivar plantas em lugares pequenos. E você, quais são as suas dicas de plantas para varanda de apartamento?

autor_blogmara_TESTE

Assine Nossa Newsletter: