Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Preparando um cantinho de estudo e leitura para as crianças

quarto-dos-pioios-3

Estamos nos últimos dias das férias das crianças e já já estaremos no período de adaptação de retorno as aulas, envoltos em materiais escolares, livros, cadernos, canetinhas e pequenos surtos com as lições de casa. Como mãe de dois serzinhos que dias amanhecem querendo fazer todas as lições dos livros de uma só vez, e noutros só faltam se esconder em alguma parte da casa pra não olhar nem para a bolsa da escola, te convido a pensar numa solução mais atrativa, funcional e divertida para os nossos pequenos estudantes.

É um dever dos pais também tornar a hora do estudo mais prazerosa? Tenho certeza disso! Já passei por situações onde o meu filho mais velho chorava de um lado e eu do outro, impacientes  e vivendo um verdadeiro martírio pra conseguirmos resolver duas questões de matemática. Agora  pensa comigo: Se pra nós, adultos, chegarmos no nosso trabalho e não sermos motivados dentro de um ambiente agradável jé super difícil manter o pique, imagina uma criança que ainda tem todos os atrativos de tv, celulares com joguinhos e brinquedos espalhados pela casa, tendo que sentar na mesa de jantar pra fazer a lição? 

Definitivamente precisamos pensar em um cantinho massa de estudos!

Mudei de casa recentemente e ainda não preparei um lugar para as crianças estudarem, mas na nossa antiga casinha, tínhamos uma mesa com gavetas para colocarmos os materiais e que ficava bem próxima a janela, para aproveitarmos a luz natural. Uma cadeira confortável também é essencial. 

Pra trazer o lúdico, revesti a mesa com papel contato fosco, sendo possível desenhar na parte lateral. 

Tão importante quanto a mesa para estudos, foi o cantinho da leitura. Nele os livros ficavam ao alcance das mãos e era possível deitar no tapete dentro da cabaninha, assim era possível ter acesso e estimular a leitura em outro momentos do dia, como na hora de dormir =)

Aqui uma  listinha do que é necessário pra montar um cantinho para os seus filhotes:

  • Mesa ou escrivaninha ampla.
  • Cadeira confortável
  • Uma estante ou livreiros
  • -Prateleiras ou nichos 
  • -Criatividade e imaginação (Daí você aproveita e pede a opinião e ajuda dos pequenos pra pensar em como esse cantinho pode ser incrível. Desde customização de móveis, como fiz na mesinha do meus,  a desenhos dos próprios decorando as paredes. Procure sabe um tema que os agradam, cores e como eles gostariam de imprimir suas personalidades nesse espaço que é só deles e que diariamente eles tiraram proveito. 

Lembrando que esse cantinho pode ser feito no próprio quartos dos pequenos ou mesmo num espaço da sala, do corredor, da varanda. 

Aqui também outras inspirações criativas para incrementar o lugar de atividades:

Vamos todos colocar a mão na massa? Chama as crianças também =)

Leave a Comment