Please assign a menu to the primary menu location under menu

DecoraçãoDestaque HomeOrganização

Tudo que você precisa saber para começar a trabalhar home office

01 - Escritório_persp 03_ok

Entre os planos de 2018 está ganhar aquela grana extra trabalhando em casa ou oficialmente dar um pontapé no seu plano de home office? Hoje, separei tudo que você precisa saber para começar a trabalhar home office num post completíssimo, cheio de dicas, insights, por onde começar, etc.

Antes de tudo, você precisa ter (ou criar) DISCIPLINA. E o critério quem faz é você. Alguns funcionam super bem trabalhando de pijama, outros precisam de um banho, de colocar uma roupa específica e se duvidar até passar maquiagem. Entenda qual é o seu lado, abrace a causa e comece!

Agora que você já está decidido, faça as seguintes considerações:

  1. Eu já tenho um espaço em casa para trabalhar?
  2. Se sim, neste espaço, serei interrompido pelas outras pessoas da casa?
  3. O local é devidamente confortável para se trabalhar?
  4. Tenho todos os materiais necessários para trabalhar da minha casa?
  5. A iluminação está ideal?

Para responder essas perguntas, vou dar uma ajudinha. Primeiro, o espaço para trabalhar é IMPORTANTÍSSIMO. Infelizmente, não é nada confortável trabalhar da cama, ou sentado no sofá – apesar de ser aquilo que todo mundo sonha quando pensa em fazer home office.

Então, se você ainda não tem um espaço em casa, dá só uma olhada nesta seleção de produtos importantes para você ter. Alguns são imprescindíveis, outros são para facilitar o seu trabalho, ok?

 

Depois de escolher a mesa, corre pra cadeira. Ela é a sua fiel parceira de produtividade, então, não deixe de experimentar, sentar nela… ver se é confortável.

Agora, o que é essencial você já tem. Vamos partir para os utensílios que fazem a diferença?

Um gaveteiro como este pode ser útil, prático e compacto para seu home office. Aí olha só a dica: guarde – inclusive – o celular aí dentro quando quiser aumentar a sua produtividade e não ter distrações!

Vamos às verdades: Nem tudo é realmente útil. Vou mostrar algumas imagens e, depois de observá-las, vou dizer o que é importante ter no home office. O que só vai te dar trabalho ou ser desconfortável no final das contas.

O que podemos concluir olhando cada uma dessas fotos: a maioria das cadeiras que são utilizadas para fotografar um home office são cadeiras decorativas, e não são confortáveis para ficar horas e horas sentado. Exceto pela foto do meio (essa que a cadeira é branca e tem rodinhas), as outras não são a melhor opção para o seu home office, ok?

Outra informação útil: você pode até ter uma plantinha no seu ambiente de trabalho, mas se colocar plantas demais, como na última foto, você poderá ter mais trabalho, pois ainda que molhe apenas uma vez na semana, terá que tirá-las dali vez ou outra e ainda podem sujar o seu trabalho.

Organizadores são ótimos. Entre eles, vemos uma grade pequenininha na última foto para colar recados e compromissos importantes e uma parede de cortiça incrível na primeira foto onde você pode colocar absolutamente tudo que for relevante. Neste caso da cortiça, vale ainda mais à pena se você trabalha com criatividade e sempre busca por inspirações.

Sobre ser interrompido no trabalho

Muitas vezes você vai se deparar com alguns problemas em casa (se você mora com outras pessoas). Alguém pode achar que você está desocupado, e querer conversar. Você pode ser obrigado a atender o telefone ou à porta, pois a outra pessoa está no banho, por exemplo. É importante que o ambiente em que você trabalha seja fechado, para que você deixe claro para sua família (ou para as pessoas que vivem com você) que em determinado momento, é para que todos imaginem que você não está lá.

Pausas são importantes. Mas com objetivo.

Outro grande problema de quem está trabalhando em casa é entender a divisão entre o que é trabalho, o que é tempo ocioso (e necessário) e o que é procrastinação. Há quem trabalhe demais, sem sair da cadeira, sem descanso, sem horário de almoço e há aqueles que, por terem liberdade de fazer o trabalho em qualquer horário, acabam postergando e – por consequência – atrasando as entregas. Por isso,  a melhor forma de ter equilíbrio é criar um sistema de trabalho que contemple horas trabalhadas + períodos de descanso e ócio. Encontre o ideal para você e comece a aplicar!

Iluminação é crucial

Imagina só: a casa está escura, finalzinho de tarde… o seu olho vai precisar fazer um esforço maior para enxergar, o que pode te fazer ficar cansado mais rapidamente e até sonolento. E aí a produtividade vai ó, lá pra baixo. Para evitar que isso aconteça, coloque sua mesa de trabalho em local bem iluminado, conforme as inspirações abaixo:

Notou o que essas fotos têm em comum? Uma excelente iluminação natural, que vem da janela. Então, além de aproveitar a luz do dia para economizar, você ainda auxilia na sua produtividade.

Legal, agora você já sabe muito sobre decoração de home office. Vou dar uma palhinha simples para você se organizar melhor:

Faça um calendário bonitão na parede.

Ou, se não quiser pregar na parede, utilize um mural de cortiça, por exemplo.

E organize os cabos! Eles dão um trabalho danado quando estão embolados por aí!

 

Você já tem o que você precisa para começar a trabalhar em casa! Vamos colocar a mão na massa?

 

 

Imagens: habitissimo / juro valendo / steal the look / indice feminino / perfeita ordem /

 

Leave a Comment