Please assign a menu to the primary menu location under menu

DecoraçãoEstilo de Vida

Um cantinho de estudos cheio de estilo

Imagem 1

Nem sempre a hora de fazer lição é a preferida dos pequenos. Vários fatores podem influenciar neste momento, mas o fato de ter que trocar as brincadeiras, a TV, o celular, os jogos ou qualquer outra distração pelo dever de casa, faz com que as crianças acabem associando essas atividades a algo negativo.

Para te ajudar a minimizar esses desconfortos, separamos algumas dicas e inspirações de ambientes que podem transformar as atividades escolares em algo mais prazeroso. Confira só:

  • Brincando de estudar

A personalidade da criança conta bastante, mas o fato de alguns adultos fazerem com que o pequeno associe a lição de casa a um castigo ou punição pode acabar fazendo com que eles relacionem o dever a algo muito negativo.

Mesmo com a correria do dia a dia, procure ajudá-los a entender que existem obrigações, mas que elas não precisam ser ruins. Se a criança tem dificuldade em uma determinada matéria, tente ajudá-la com outras ferramentas, dando exemplos práticos do dia a dia, uma música sobre o assunto ou um vídeo do Youtube. Assim será mais fácil de compreender o conteúdo e a criança aprenderá novas formas de absorver a disciplina.

 

  • Prepare o espaço

As crianças são lúdicas e possuem uma imaginação sem tamanho. E se para os adultos é importante ter um ambiente para trabalhar e se concentrar, o cuidado deve ser redobrado com os pequenos. Evite a TV ligada, sons e barulhos que tirem a concentração. Ao mesmo tempo separe um cantinho da casa onde a criança possa identificar como o seu espaço de estudo, organizar seus objetos, livros, materiais escolares e conseguir desenvolver suas atividades sem precisar usar a mesa da sala ou da cozinha.

O importante não é o tamanho, mas sim como ele é disposto. Mesmo que seja um cantinho bem pequeno, invista em uma mesinha, um gaveteiro ou pequeno armário e uma cadeira confortável.

 

  • Iluminação

Dê preferência para deixar a mesa perto de uma janela, que receba bastante luz natural. Caso não seja possível, organize o espaço em um local que tenha uma iluminação direta e não se esqueça de providenciar uma luminária que auxilie a criança na hora de fazer o dever sem forçar a vista.

 

  • Organização e limpeza

Ensinar organização para as crianças nem sempre é uma tarefa tão simples. Mas aqui é uma ótima oportunidade de começar: invista em organizadores que deixem os objetos cada um em seu lugar.

Você pode sentar com elas, ver quais são os objetos necessários e juntos pensar em soluções para manter a ordem e a limpeza. Se a criança tem e usa muitos lápis de cor, você pode separar algumas latinhas, encapar com adesivo junto com o seu filho (a) e ser um momento agradável entre vocês.

Para organizar revistas ou livros, vocês podem usar caixas de cereais cortadas e encapar também. Use e abuse da criatividade! E incluir as crianças também pode estimular a organização no dia a dia.

Mesmo em espaços com metragem reduzida e o orçamento apertado, você pode comprar uma fruteira e pintar com tinta spray para manter os materiais sempre a mão, sem precisar lançar mão de muitos investimentos.

Uma tábua, pregadores e um rolo de papel branco foram suficientes para montar um pequeno mural de recados.

Olha que ideia incrível! O mural de cortiça ganhou pequenos papeis coloridos, representado o mês. É uma ótima forma das crianças anotarem as tarefas, provas e garantirem que não vão esquecer de estudar.

Uma pequena grade, encontrada em lojas de bairro, e pregadores também ajudam as crianças na organização.

Também pode ser um barbante e pregadores…

E até aqueles murais brancos com cara de ambiente corporativo podem ganhar uma cara nova com as luminárias pisca-pisca. É uma ótima alternativa.

 

Pequenos baldinhos podem ser os eleitos para organizar os materiais.

Por fim, até os Pegboards (essa placa branca), que podem ser facilmente encontrados também ajuda na organização de tudo!

 

  • Nada de calor

Evite os espaços abafados para as crianças. Isso gera impaciência e muitas vezes ela nem sabe explicar a razão. Se preocupe em manter a ventilação natural e se não for possível, invista em um ventilador ou ar condicionado.

 

  • Utilize as paredes

Se não dá para usar um espaço generoso, faça uso das paredes. Invista em prateleiras, nichos e organizadores. É uma ótima forma de manter tudo junto, mas sem deixar o ambiente com cara de bagunçado.

 

Monte um cantinho para os pequenos estudarem com muito estilo. Confira os produtos direto da Marabraz:

Link 1: Abajur amarelo

Link 2: Escrivaninha branca

Link 3: Mesa para computador cooler vermelho

Link 4: Mesa para computador Dalla Costa Nobre

Link 5: Gaveteiro Maia Turquesa

Link 6: Estante Platina alta

 

E por aí a hora da lição também é um sufoco? Quais dicas você mais gostou e vai colocar em prática?

Leave a Comment